Um casal de baleias–de-bossa aparentavam estarem indo na direção certa no domingo, indo do rio Sacramento para um canal em direção ao Oceano Pacifíco, segundo a Guarda Costeira. No fim da tarde, elas estavam a 8 quilômetros fora do Porto de Sacramento e sendo perseguidas pelos barcos da Guarda Costeira, segundo o oficial Brian Leshak disse para a Associated Press.
“Elas começaram a andar por conta própria”, disse Leshak. Dois rebocadores de navio se dirigindo ao canal para encontrar o navio cargueiro com fertilizante se uniram as baleias, olhando sua velocidade, e depois seguiram adiante na frente delas, disse oficiais da marinha em uma coletiva de imprensa. Os oficiais estavam inicialmente preocupados que as baleias encontrassem perigos em partes mais movimentadas da água, e estavam seguindo-as a distância em barcos e declararam que até agora, a viagem delas estava segura.
“Primeiro, nos preocupamos”, enquanto as baleias se aproximavam do enorme navio cargueiro, disse Brian Gorman, um porta-voz do Serviço Nacional de Pesca Marinha. Mas elas passaram com segurança e os oficiais estimam que se as baleias mantiverem seu passo, elas podem alcançar o oceano dentro de um dia, comentou Bernadette Fees, uma porta-voz do departamento de Pesca e
Jogo, acrescentando: “não sabemos porque elas subiram o rio, ou porque elas estão descendo”. Biológos marinhos e veterinários que estão, há dias, tentando atrair as baleias para o mar as seguiram em barcos, preparados para agiram com obstáculos ou problemas durante o percurso.
“Como você pode ver, elas estão tomando suas próprias decisões, e nós só estamos tentando acompanhá-las”, disse Fees. Ao menos 15 mil pessoas viajaram para a beira do rio para ver a mãe e seu filhote, inicialmente vistas no dia 13 de maio no canal, a aproximadamente 145 quilômetros fora do caminho de sua rota de migração sazonal entre o Alasca e Baja Califórnia.
(Por Carolyn Marshall, The New York Times, 21/05/2007)