O Partido Verde de Mato Grosso conseguiu emplacar o maior número de cadeiras no Conselho Nacional da legenda, que conta agora com três representantes do Estado. A escolha do novo Conselho, composto por 120 vagas, ocorreu junto à eleição da nova executiva nacional do PV, durante convenção realizada do último fim de semana, em Brasília. Além do presidente destituído do diretório regional, Aluízio Leite, também integram o conselho o secretário-geral da legenda, Antônio Carlos, e o ex-presidente do diretório municipal, Roberto Stopa, todos do PV.
Apesar do otimismo com relação à força da representatividade, o partido ainda vive o dissabor da falta de organização em Mato Grosso. O diretório regional da legenda foi destituído após as eleições de 2006 por ter se coligado com o governador Blairo Maggi (PR). A aliança foi proibida pela executiva nacional.
Ao participar da eleição da nova executiva, líderes do partido tentaram articular a solução para o impasse que se arrasta no Estado desde a destituição. Contudo, voltaram para o Estado com a única esperança de que na próxima reunião da nacional do partido a “pauta de Mato Grosso” fique em evidência.
(Diário de Cuiabá, 22/05/2007)