O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (21/05) que o biocombustível pode significar uma revolução para a economia e a população do Paraguai.
"Os biocombustíveis são fonte de energia barata, renovável e limpa. Geram empregos no campo, agregam valor à produção agrícola, ajudam a proteger o meio ambiente e diversificam a pauta exportadora”, afirmou, durante a abertura do seminário sobre biocombustíveis, que ocorre no país vizinho.
Lula destacou que o país tem "todas as vantagens competitivas" para se tornar um "grande produtor" de biocombustíveis. Ele acrescentou que o governo paraguaio já deu um passo crucial nesse sentido. Atualmente, o país mistura 24% de etanol na gasolina e 5% do biodiesel no óleo diesel.
O presidente voltou a afirmar que o Brasil deseja compartilhar com o Paraguai a sua experiência na área. Hoje (21), os dois países assinaram um memorando de entendimento para estimular a indústria e o comércio do produto no país. “Vamos trabalhar juntos para explorar os mercados emergentes com esse combustível genuinamente paraguaio”.
Por fim, Lula disse ter conversado com o presidente Nicanor Duarte sobre a necessidade de a América do Sul se integrar energeticamente.
"Nossas riquezas naturais nos fazem uma das poucas regiões auto-suficientes em energia. Ao aumentar o suprimento de biocombustíveis, ajudaremos a fazer do etanol e do biodiesel verdadeiras commodities no mercado internacional”.
(Por Érica Santana, Agência Brasil, 21/05/2007)