Em visita nesta segunda-feira (21/05) ao Paraguai, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo brasileiro não pretende revisar o Tratado de Itaipu.
A afirmação foi feita em discurso no palácio do governo do paraguaio, depois de o presidente Nicanor Duarte dizer que o acordo deveria ser revisto.
“Já tinha tido a oportunidade, em uma entrevista a dois periódicos do Paraguai, de dizer que não estava na cogitação do governo brasileiro a discussão sobre o tratado”, reiterou Lula.
Segundo ele, o assunto foi conversado com Nicanor Duarte e com ministros de ambos os países. “Não existe tema proibido dentro do marco do tratado”, acrescentou o presidente brasileiro.
Ele ressaltou que os dois governos podem tratar de outras questões relacionadas a Itaipu. “Penso que precisamos fazer uma coisa de cada vez, porque o que me interessa mais é contribuir para que a economia do Paraguai possa crescer. E, crescendo a economia do Paraguai, possamos utilizar toda a energia de Itaipu”.
Na avaliação dele, a relação entre os dois países avançou bastante, principalmente porque Paraguai e Brasil começaram a olhar na mesma direção. Disse, ainda, que ambos poderão dar novos passos se souberem lidar com a burocracia.
“O problema da burocracia não é apenas da burocracia brasileira ou paraguaia. A burocracia é burocracia em qualquer parte do mundo. Nós, latinos, reclamos muito. Quando não temos a quem culpar, culpamos a burocracia”.
(Por Érica Santana, Agência Brasil, 21/05/2007)