A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realizará audiência pública para debater alternativas à construção de novas hidrelétricas no Rio Madeira, das usinas de Santo Antônio e Jirau, em Rondônia, e do Complexo Hidrelétrico Belo Monte, na Bacia do Rio Xingu.
Segundo o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que solicitou a realização do encontro, é preciso discutir "alternativas viáveis de curto e médio prazo" para as obras e debater a segurança energética até 2020 no Brasil.
Convidados
O parlamentar sugeriu que sejam convidados o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau; o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Jerson Kellman; os professores do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (USP) Célio Bermann e Edmilson Moutinho dos Santos; o diretor de Ferrosos da Companhia Vale do Rio Doce, José Carlos Martins; o diretor de Meio Ambiente da Vale, Maurício Reis; e representantes das organizações não-governamentais WWF-Brasil e Instituto Sócio-Ambiental. A data da audiência ainda não foi definida
(Por Cristiane Bernardes, Agência Câmara, 21/05/2007)