A ministra do Meio Ambiente confirmou presença na abertura da Semana da Mata Atlântica 2007 que ocorre em Porto Alegre entre os dias 23 e 26 de maio. Marina Silva será um das palestrantes na quarta-feira (23/05) durante sessão de abertura. Junto com a ministra participarão a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, o secretário- executivo do MMA, João Paulo Ribeiro Capobianco e os secretários do Meio Ambiente de Porto Alegre e do Estado, entre outras autoridades.
A Semana da Mata Atlântica, já em sua sétima edição, é um dos maiores eventos ambientais do país. Organizada pela Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA) em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, conta com a participação de entidades filiadas à RMA, representantes dos governos municipal, estadual e federal, universidades e do público em geral. Segundo a coordenadora- geral da RMA, Káthia Vasconcellos Monteiro, "o evento é de grande importância por reunir os três níveis de poderes na mesma ocasião em Porto Alegre", diz a ambientalista.
Na capital gaúcha serão apresentadas exposições, palestras e seminários sobre o bioma brasileiro que agora tem a sua própria lei: A Lei da Mata Atlântica (11.428/06), sancionada em 22 de dezembro de 2006. Também será realizado o XI Encontro Nacional da RMA e será comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica, 27 de maio.
Outro destaque da programação é a participação do
Lama Samten no painel Ecologia Profunda, que ocorre às 13h de quarta-feira. Santen é criador, presidente e diretor espiritual do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), fundado em 1986 em Porto Alegre. Foi professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul por 25 anos, no departamento de Física. Neste período, além de sua atuação acadêmica, exerceu atividades no movimento ecológico, no movimento comunitário, no estudo de energias e tecnologias alternativas e das alternativas comunitárias. Paralelamente recebeu ensinamentos de vários mestres budistas no Brasil e no exterior e, em 1993, foi aceito como discípulo por Sua Eminência Chagdud Tulku Rinpoche.
Prêmio Amigos da Mata Atlântica Ainda durante a cerimônia de abertura da primeira mesa, algumas pessoas serão agraciadas com o Prêmio Amigos da Mata Atlântica, entre eles os Pioneiros da Ecologia Magda Renner, Giselda Castro, Hilda Zimmerman e Augusto Carneiro. O jornalista da rede Globo, Francisco José, será agraciado pelo programa apresentado em Janeiro, onde denunciou o desmatamento na Serra Vermelha- interior do Piauí.
Veja a programação completa no
site.(Por Carlos Matsubara, Ambiente JÁ, 21/05/2007)