O porto do Rio Grande recebeu durante na semana passada a visita de técnicos da Gerência de Meio Ambiente da Agência Nacional de Transportes Aqüaviários (Antaq) e de sua Unidade Administrativa Regional Sul. A equipe promove uma vistoria nos principais portos organizados do país, para colaborar na implementação de sistemas de Gestão Ambiental Portuária.
Os técnicos, que iniciaram os trabalhos na última segunda-feira (14/5) e que encerram nesta sexta-feira (18/5), observaram que a visita não tem intuito de fiscalizar os trabalhos no sentido punitivo, mas de apoio na implantação do Sistema de Gestão. A Antaq tem acompanhado a evolução do processo de Gestão Ambiental nos portos brasileiros servindo de elo de transferência entre as várias unidades do país, criando um processo de sinergia entre os portos.
Durante a estada em Rio Grande os técnicos visitaram o porto público e os terminais privados e conheceram todo o processo de Gestão Ambiental do porto do Rio Grande. Na primeira análise da visita o grupo informou que Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), desenvolve um excelente trabalho, executando-o com eficiência e realismo diante dos recursos financeiros e humanos disponíveis. Na próxima semana, os técnicos enviarão a Suprg, relatório da visita onde apontarão os pontos fortes e os pontos a serem melhorados, com recomendações de algumas ações. A idéia da Antaq é criar um ranking ambiental entre os portos, estimulando a implantação do Sistema de Gestão.
Para o assessor Técnico Ambiental da Suprg, Celso Elias Corradi, a visita trouxe novas experiências dando uma visão nacional do processo, auxiliando no aprimoramento da Gestão Ambiental do Porto do Rio Grande. "A troca de informações engrandece o nosso processo de Gestão Ambiental, que é uma das prioridades de nosso superintendente que quer tornar o Porto do Rio Grande uma referência nesta área", salienta Corradi.
(Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 18/05/2007)