Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicanor Duarte Frutos, do Paraguai, devem firmar hoje (21/05) acordos nas áreas de defesa, biocombustíveis, combate à febre aftosa, cooperação entre as academias diplomáticas e sobre o Programa de Substituição Competitiva de Importações. Serão firmados ainda acordo para a implantação do Programa Executivo Educacional, a ser desenvolvido até 2009, e o de cooperação técnica para a implantação do Serviço Postal Universal no
Paraguai.
A solenidade de assinatura dos documentos ocorre às 10h30, em Assunção, logo após encontro privado entre os presidentes, seguido de reunião ampliada com ministros e assessores dos dois países. Integram a comitiva brasileira os ministros Guido Mantega, da Fazenda, Miguel Jorge, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e Hélio Costa, das Comunicações, entre outras autoridades. Às 11h, será divulgada declaração à imprensa.
A agenda de Lula no segundo dia de visita a Assunção começa às 8h45, quando deposita flores em homenagem aos heróis paraguaios, no Panteão Nacional dos Heróis. No fim da manhã (11h50), participa da abertura do Seminário Brasil-Paraguai sobre Combustíveis, no Hotel Sheraton.
Às 15h, depois de almoçar na residência da Embaixada do Brasil, Lula viaja para Foz do Iguaçu, onde inaugura às 17h20, juntamente com o presidente paraguaio, as duas últimas unidades geradoras da Hidrelétrica de Itaipu, completando o total de 20 turbinas previstas no Tratado de Itaipu.
Situada na fronteira entre Brasil e Paraguai, a usina é considerada a maior do mundo em produção de energia. Com a instalação das novas unidades, com 700 megawatts (MW) cada uma, sua capacidade de produção será ampliada, de 12,6 mil MW para 14 mil MW. A obra contou com investimentos de US$ 184,6 milhões da Eletrobrás.
Lula deixa Foz do Iguaçu às 20h e tem chegada prevista na Base Aérea de Brasília às 22h.
(Agência Brasil, 21/05/2007)