Em no máximo 60 dias, o governo holandês enviará uma missão ao Estado do Rio Grande do Sul para conhecer in loco a situação do Rio dos Sinos. A notícia foi dada pelo deputado estadual Ronaldo Zülke (PT), integrante da comitiva que desde o dia 12 de maio está conhecendo a experiência holandesa e inglesa na recuperação de rios.
De acordo com Zülke, os técnicos holandeses conhecerão a realidade dos rios e bacias do Vale para discutir ações e projetos que possam ser desenvolvidas em parceria com o governo da Holanda no aporte de recursos para reabilitar as águas da região e troca de apoio na educação ambiental. O parlamentar destacou que as autoridades do país ficaram impressionadas com a rapidez no processo de formação do consórcio entre os municípios do Vale dos Sinos, que em menos de meio ano está oficializado e conta com a adesão de 12 prefeitos.
A comitiva entregou uma carta ao diretor da Netherlands Water Partnership (NWP), Jeroen Van Der Sommen, oficializando o pedido do consórcio de apoio técnico e financeiro ao governo holandês. Assinam o documento o deputado Ronaldo Zülke, Pedro Rippel (prefeito de Rolante e presidente da Associação dos Municípios do Vale dos Sinos - AMVRS/Brasil), Ary Vanazzi (prefeito de São Leopoldo), Antônio Souza (prefeito de Nova Hartz), Cláudio Kaiser (prefeito de Taquara), Jair Foscarini (prefeito de Novo Hamburgo), Maciel van Hattem (vereador de Dois Irmãos), Luís Antônio Castro dos Santos (diretor-geral do Semae/São Leopoldo), Renato Pilger (presidente da Comusa/Novo Hamburgo), Arnaldo Dutra (Assessor técnico do Consórcio), Henrique Prieto (presidente do Instituto Martim Pescador) e Mário Gusmão (presidente do Grupo Editorial Sinos).
(Por Lucídio Bordignon Gontan, Agência de Notícias AL-RS, 18/05/2007)