O Instituto Martim Pescador divulgou quinta-feira (17/5) a programação para a Semana do Meio Ambiente, que começa no próximo dia 2 de junho.
As atividades, promovidas em parceria com o Grupo de Educação Ambiental Unisinos, incluem trilhas ecológicas, exposições e oficinas. A organização prevê a realização da Trilha da Margem, onde serão apresentadas história, fauna e flora do rio, e da Trilha Urbana, na qual será abordada a relação dos leopoldenses com o Sinos. O público ainda poderá conferir as oficinas de Porta-retratos naturais, peixes do Rio dos Sinos, observando pequenos animais aquáticos, Natureza: e eu com isso?, Fazendo papel artesanal, Conhecendo nosso Rio, No ritmo das plantas e Percebendo o ambiente. Serão promovidas também as exposições fotográficas A Tragédia no Rio dos Sinos, Antiga São Leo e Detalhes de um Rio.
Para o presidente do Instituto Martim Pescador, Henrique Prieto, a escolha do local é uma forma de reaproximar a comunidade do Rio dos Sinos e da Rua da Praia. “A rua já foi um dos locais mais movimentados de São Leopoldo, e tem uma importância histórica para o município. Era nela que as pessoas se encontravam para conversar e passear.” Contudo, a realidade do local mudou com o tempo.
(Jornal VS, 18/05/2007)