De 18 a 21 de maio, o Ibama realizará em quatro diferentes localidades do Vale do Ribeira, as audiências públicas sobre o Estudo de Impacto Ambiental da usina hidrelétrica de Tijuco Alto, na região do Vale do Ribeira, em SP. A realização das audiências não significa que a obra já esteja aprovada. Participe da
Campanha contra barragens no Ribeira.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) marcou as datas e locais da realização das audiências públicas de Tijuco, no Vale do Ribeira. Conforme publicado no Diário Oficial da União de 23/04, as audiências ocorrerão nos seguintes locais e datas. A primeira delas será já nesta sexta-feira.
Dia 18/05/2007 - Cerro Azul. Local: Ginásio de Esportes Laranjinha.
Endereço: Rua Padre Luciano Maria Usai s/n - Centro;
Horário: 18 h
Dia 19/05/2007 - Ribeira. Local: Ginásio de Esportes de Ribeira.
Endereço: Avenida Cândido Dias Batista s/n - Centro;
Horário: 14 h
Dia 20/05/2007 – Adrianópolis. Local: Quadra Esportiva Deputado Aníbal Cury.
Endereço: Rua Alcides Dias Batista, esquina com a Rua Benedito Dias Batista - Centro;
Horário: 14 h
Dia 21/05/2007 - Eldorado. Local: Clube Recreativo de Eldorado - CRE Endereço: Estrada Caverna do Diabo, km 01.
Horário: 14 h
As audiências públicas têm dupla função: por um lado servem para informar a população adequadamente sobre o projeto e seus possíveis impactos ambientais; de outro são utilizadas pelo Ibama para recolher informações relevantes para poder fazer sua análise sobre a viabilidade ambiental do empreendimento. Durante as audiências e em até 10 dias úteis depois os interessados poderão apresentar ao Ibama documentos e informações que julgarem relevantes para a análise do caso. Só depois das audiências é que o Ibama decidirá se a obra poderá ou não ser instalada.
(
ISA, 15/05/2007)