A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) lançará sexta-feira (18/5), durante o 1º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, em Porto Alegre, o portal de internet Bolsa de Recicláveis. O objetivo é torná-lo uma referência sobre o meio ambiente para a questão da destinação adequada de dejetos industriais, além de um local de negócios.
A iniciativa é o mais novo projeto do Banco de Resíduos, ligado ao Conselho de Cidadania da FIERGS. A Bolsa será um portal na Internet no qual as empresas poderão oferecer e procurar vários tipos de matéria-prima ou resíduo industrial por meio de um sistema de administração e gestão de negócios.
Já são parceiros da Bolsa de Resíduos os sindicatos das Indústrias Químicas, de Plástico, de Papel e Papelão e de Artefatos de Borracha, além do Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL) do Senai.
O portal prevê três núcleos: informações livres (ambiente de prospecção), que serão acessíveis a qualquer pessoa que visite o portal, informações restritas (ambiente de negócios), destinadas às empresas que estejam cadastradas através de senha, e informações operacionais (ambiente de administração), restrito aos membros da equipe de gestão da Bolsa de Recicláveis.
A bolsa também vai disponibilizar artigos técnicos, boletins informativos e outras ferramentas que possibilitam um diferencial estratégico para as empresas participantes do projeto.
Fórum Internacional de Resíduos Sólidos
O evento acontece de 17 a 19 de maio, na FIERGS, e é promovido pelo Instituto Venturi para Estudos Ambientais, com apoio do Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL) do Senai e do Banco de Resíduos, ambos do Sistema Fiergs.
O objetivo é oferecer soluções concretas para a minimização, reutilização e destinação final segura dos resíduos, tanto pelos gestores públicos como privados, incluindo as mais recentes tecnologias mundiais referentes à reciclagem.
Além de palestrantes do Brasil, haverá representantes dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França e Espanha, num total de mais de 600 participantes.
(ClicRBS, 17/05/2007)