O presidente egípcio, Hosni Mubarak, ordenou uma investigação sobre os métodos usados no Egito para sacrificar os cachorros de rua, comovido por um pedido neste sentido da atriz Brigitte Bardot, informa hoje a imprensa egípcia.
No início desta semana, Bardot enviou uma carta a Mubarak reclamando dos métodos utilizados neste país para sacrificar os cães sem dono que vagam pelas ruas deste país. A atriz, que atualmente se transformou em ativista pelos direitos dos animais, pediu que Mubarak acabe com práticas como o envenenamento ou a morte a tiros dos cachorros de rua.
O jornal egípcio "Al-Masri al-Yom", que cita fontes do Ministério da Agricultura, afirma que Mubarak ordenou ao titular deste ministério, Amin Abaza, "a preparação de um relatório sobre os cachorros de rua e a investigação das informações que asseguram o uso (no Egito) de métodos ilegais" para sacrificar estes animais. O jornal afirma que o objetivo destas medidas é preservar a reputação do Egito neste terreno, "especialmente para não provocar os sentimentos dos turistas, envenenando os cães ou atirando neles nas ruas".
Segundo o jornal, de acordo com dados oferecidos por veterinários, centenas de milhares de cães perambulam pelas ruas do Cairo, especialmente nos bairros mais populares. A carta da atriz francesa tinha provocado as críticas da oposição egípcia, que considera que Bardot se preocupa mais com os cachorros do que com os palestinos.
(EFE, 18/05/2007)