Cinqüenta servidores grevistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) doaram nesta quinta-feira (17/05) sangue no Hemocentro de Brasília, durante manifestação contra a divisão do instituto, com a criação do Instituto Chico Mendes. Eles levavam cartazes com a inscrição Doando nosso sangue pela natureza.
O coordenador da manifestação, o analista ambiental Liséas de Moura, disse que a ação tem duplo sentido. "Queremos mostrar que estão levando nosso sangue com a divisão do Ibama. A gente quer que o meio ambiente tenha uma gerência única para evitar a possibilidade de choques de idéias e de posições". O outro sentido, segundo ele, é colaborar com o hemocentro de Brasília e incentivar a populalção do Distrito Federal a doar sangue.
A greve dos servidores do Ibama foi iniciada na última segunda-feira (14/05) por tempo indeterminado. A categoria quer que o governo desista da Medida Provisória 366/07, que estabelece a divisão do órgão ambiental com a criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
(Por Clara Mousinho, Agência Brasil, 17/05/2007)