Cuba anunciou hoje (18/05) que espera a participação de 29 países na V Conferência Internacional de Energias Renováveis, Economia de Energia e Educação Energética (CIER 2007), de 22 a 25 de maio, em Havana. Cerca de 130 especialistas de 29 nações debaterão temas como eficiência e gestão energética, combustíveis convencionais e alternativos e geração de eletricidade. O fórum é organizado pela Universidade Técnica de Energia Renovável, segundo a Agência de Informação Nacional ("AIN").
O encontro, promovido pelos ministérios de Educação Superior, de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, e da Indústria Básica tem o objetivo de promover o intercâmbio de opiniões entre pesquisadores, acadêmicos, especialistas e empresários.
O CIER 2007 vai discutir as experiências do programa cubano de "Revolução Energética". O Governo está incentivando uma modernização do setor, com medidas como a renovação das fontes de produção elétrica, a melhora da distribuição e a substituição de artigos eletrodomésticos, explicou Conrado Moreno, vice-presidente do Comitê Organizador.
As maiores delegações serão as de Cuba, Venezuela, Colômbia, Alemanha e Brasil, segundo Moreno. Ele anunciou ainda a participação da Associação Mundial de Energia Eólica, da Associação Nacional de Energia Solar (México) e do Folkecenter for Renewable Energy (Dinamarca). O programa do fórum inclui uma Oficina Internacional sobre Energia Eólica.
(Efe, 18/05/2007)