O embaixador do Brasil no Paraguai, Valter Pecly Moreira, desmentiu nesta quinta-feira (17/05) o boato de que o governo brasileiro estaria interessado em nacionalizar a Hidrelétrica de Itaipu.
"De maneira nenhuma. Não tem o menor fundamento. Nao sei de onde surgiu, mas de qualquer modo é um boa oportunidade para desmentir cabalmente", declarou o embaixador em entrevista à Agência Brasil.
As especulações começaram com o anúncio da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Paraguai, domingo (20/05) e segunda-feira (21/05), para encontros oficias e participação em um seminário sobre biocombustíveis.
O presidente brasileiro e o paraguaio, Nicanor Duarte, inaugurarão, na tarde de segunda-feira, duas novas turbinas de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Atualmente, a Itaipu Binacional possui uma dívida de US$ 16 bilhões com a Eletrobrás e com o Tesouro Nacional, que dever ser paga até 2023.
A hidrelétrica de Itaipu produz 92 milhoes de megawatts/hora. O Brasil usa 95% da energia produzida por Itaipu. Os 5% restantes consumidos pelo Paraguai abastecem 90% do país.
De 1984, quando a primeira geradora de Itaipu começou a operar, até abril de 1991 foram instaladas 18 turbinas. O projeto de Itaipu prevê a instalação de 20 turbinas, o que ocorrerá na próxima semana com a inauguração de duas novas máquinas.
(Por Érica Santana, Agência Brasil, 17/05/2007)