Os oceanos da Terra, que há séculos absorvem parte do excesso de gás carbônico da atmosfera, podem estar perdendo essa capacidade, diz um novo estudo. O acúmulo de CO2 no ar, desde o início da era industrial, levantou o temor de que o gás viria a prender energia solar na atmosfera, causando um aquecimento global e mudanças no clima. Relatório divulgado em fevereiro por uma rede internacional de cientistas confirma esse cenário.
Os oceanos ajudam a evitar o pior: acredita-se que absorvam cerca de um quarto das emissões de carbono provocadas pela atividade humana. Mas, em artigo publicado na revista especializada Science, pesquisadores afirmam que pelo menos uma grande área - o oceano que cerca da Antártida - parece estar perdendo o poder de absorver o gás.
O estudo conclui que um aumento na intensidade dos ventos sobre o oceano meridional evita que as águas tomem mais carbono, e até causa a liberação de parte do gás acumulado no mar. "Isto é grave. Todos os modelos climáticos prevêem que esse tipo de realimentação continuará e se intensificará ao longo do século", diz a principal autora do trabalho, Corinne Le Quere.
(Associated Press/ Estadão Online,