O chefe da Casa Civil, Luiz Fernando Záchia, recebeu na manhã de quinta-feira (17/05), representantes do Movimento Plantando Desenvolvimento Sustentável, formado por trabalhadores, empreendedores, entidades sindicais, poderes executivos e legislativos municipais, envolvidos com atividades da base florestal. As lideranças uniram-se para reivindicar uma política pública imediata para o setor florestal.
Acompanhados pelos deputados estaduais Adilson Troca, Adroaldo Loureiro, Jose Sperotto, Nelson Harter, Paulo Azeredo e Pedro Pereira, e do deputado federal Luis Carlos Busatto, os representantes relataram ao secretário Záchia os motivos dos protestos e manifestações dos trabalhadores da área ambiental.
Entre as reivindicações das lideranças sindicais estão a reorganização do sistema de gestão pública para o setor; a definição de uma política ambiental diversificada em parceria com os municípios; o incentivo de novos empreendedores no setor de base florestal; a continuidade ao projeto de zoneamento da silvicultura, baseado em aspectos econômicos, sociais e ambientais e o investimento de R$ 10 bilhões no setor ambiental do Estado. Os representantes solicitam ainda ao governo do Estado o encaminhamento do projeto de Gestão Ambiental à Assembléia Legislativa.
Záchia enfatizou aos representantes do movimento que o governo estadual está ciente da importância e necessidade das reivindicações para o desenvolvimento do setor. Porém, o secretário solicitou às lideranças sindicalistas que permitam que a nova diretoria da Fepam, juntamente com a Secretaria de Meio ambiente, possam analisar criteriosamente as alterações propostas pelos manifestantes da área, criando alternativas e soluções para as causas do setor ambiental.
"A diretoria da Fepam já está analisando o assunto, especialmente pela sua urgência, e logo apresentará as definições para o assunto. O objetivo do governo do Estado é contemporizar o interesse econômico com a responsabilidade social. Essa mediação é a que todos nós queremos, tanto o governo quanto os ambientalistas. Tenho certeza que os novos gestores da Fepam buscarão as soluções necessárias para os ambientalistas com o entendimento nas negociações entre o governo e as lideranças", afirmou.
Segundo o secretário, ficou pré-agendada para a próxima semana uma audiência, que será articulada pelo deputado Adilson Troca, da comissão de representantes do Movimento com a governadora Yeda Crussius para chegar ao entendimento final nas reivindicações dos ambientalistas.
(
Assessoria de Comunicaçao do Governo do Estado, 17/05/2007)