O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja hoje (18/05) para o Estado de Tocantins, onde visita os municípios de Araguaína e Porto Nacional. Em Araguaína, inaugura um trecho de 153 quilômetros da ferrovia Norte-Sul, que liga a cidade a Aguiarnópolis, no mesmo Estado.
A obra, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), teve recursos de R$ 458 milhões e está sendo realizada pela empresa Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, vinculada ao Ministério dos Transportes.
O governo federal prevê investimento de cerca de R$ 2,5 bilhões no projeto, que vai interligar as regiões Norte e Nordeste ao Sul e Sudeste do país, por meio de conexões com 5 mil quilômetros de ferrovias privadas.
De Araguaína, o presidente segue para Porto Nacional, onde participa, às 15h30, da cerimônia de inauguração da usina de biodiesel da Brasil Ecodiesel.
Com capacidade de produção de 108 milhões de litros por ano, esta é uma das três maiores usinas de biodiesel do país, ao lado de Crateús (CE) e Iraquara (BA), que também pertencem à empresa. A usina de Porto Nacional usará mamona, soja e girassol como principais matérias-primas para a produção do biocombustível.
No fim da tarde, Lula retorna a Brasília.
(Por Ana Paula Marra, Agência Brasil, 17/05/2007)