A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Paraguai visa a dar um novo impulso às relações entre os dois países, segundo informou nesta quinta-feira (17/05) o embaixador do Brasil no Paraguai, Valter Pecly Moreira.
O embaixador classificou como “estratégica” a visita de Lula, porque além de estar focada em um maior intercâmbio comercial e de investimentos do Brasil no Paraguai também tratará da questão dos biocombustíveis.
Na segunda-feira (21/05), às 11h30 (horário de Brasília), o presidente Lula abrirá o seminário Biocombustiveis Paraguai-Brasil: Integração, Produção e Oportunidade de Negócios. Participarão do encontro 14 especialistas brasileiros no tema e 12 de outras nacionalidades.
Segundo o embaixador, um acordo na área de biocombustível com o Paraguai é fundamental, por ser um dos países da América do Sul com condições climáticas e de território adequadas ao plantio de matéria que serve para a fabricação do biocomsbustivel. “Há também a política do governo brasileiro de fazer com que o maior número de países possíveis, sobretudo os que têm essas condições adequadas, como o Paraguai, engajem-se também nessa tarefa – é uma maneira de internacionalizar a questão do uso do biocombustível”, afirmou.
A cooperação em biocombustíveis, acrescentou, "é uma oportunidade única para esse país ter um novo alento na sua economia". O embaixador lembrou que os dois países já estão em fase de negociações para um convênio: "A idéia é que se firme um memorando de entendimentos na área de biocombustíveis. Com isso, pela primeira vez haverá um plano de ação concreto com atividades previstas nessa área”.
O presidente Lula chegará a Assunção, capital paraguaia, no domingo (20/05) e permanecerá no país até a tarde de segunda-feira (21/05), quando seguirá para Foz do Iguaçu com o presidente paraguaio Nicanor Duarte, a fim de inaugurarem duas novas turbinas de Itaipu.
(Por Érica Santana, Agência Brasil, 17/05/2007)