O governo federal deve lançar o programa Água para Todos, com o objetivo abastecer a população ribeirinha do São Francisco, que apesar de próxima às margens do rio, não tem acesso à água. O lançamento do programa será feito durante uma viagem do ministro da Integração Nacional, a partir do dia 4 de junho, da nascente do rio até a sua foz.
A informação foi dada pelo próprio ministro Geddel Vieira Lima, em entrevista a emissoras parceiras da Radiobrás. Segundo ele, a iniciativa teve o objetivo de responder ao que classificou de a "única crítica efetivamente convincente, correta e não manipulada" que ouviu ao projeto de transposição do São Francisco: de que a obra deixaria de atender pequenas comunidades que vivem às margens do rio.
"Havia a crítica, que eu considero absolutamente legítima, ao fato de você ter um projeto que leve água ao Nordeste Setentrional, a uma distância significativa, e ter moradores das margens do Rio São Francisco, às vezes a 5 quilômetros, que estavam tão longe do acesso à água quanto aqueles que nós vamos levar", afirmou o ministro.
"Foi incorporando essa crítica que criamos o programa, que vai atender muito os municípios de Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas. As comunidades que estejam às margens do Rio São Francisco vão ser atendidas com projetos que levarão água para o consumo humano".
De acordo com o ministério, o Água para Todos deve contar com cerca de R$ 300 milhões para a instalação de canais, poços e cisternas, possibilitando o abastecimento de aproximadamente 1,8 mil comunidades.
(Por Marcela Rebelo, Agência Brasil, 17/05/2007)