Na manhã desta quinta-feira (17/05), no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, participou da abertura do Seminário de Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Alto Tocantins, que se realiza até esta sexta-feira (18/05). Organizado pelo Ministério da Integração Nacional (MIN) e pela Agência Brasileira de Meio Ambiente e Tecnologia da Informação (Ecodata), o evento tem o objetivo de promover a articulação institucional, a mobilização e a organização comunitária para a integração de ações de conservação e preservação da região, além do encaminhamento da proposta de instituição do Comitê da Bacia do Alto Tocantins.
“Esta é uma rara oportunidade para tratarmos de um bioma ameaçado, berço de importantíssimos rios brasileiros”, afirma o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia. Com a mesma linha de raciocínio, o diretor-presidente da ANA destaca a importância da região: “A ANA está elaborando um Plano de Recursos Hídricos da Bacia dos Rios Tocantins e Araguaia e vê esta bacia como sendo estratégica. Temos que saber o que está acontecendo nesta bacia para sabermos como atuar na região”.
Além de José Machado e Chinaglia, compuseram a mesa de abertura o diretor de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra; o secretário-executivo do MIN, Pedro Augusto Sanguinetti; o presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, Leomar Quintanilha; o deputado Marcelo Melo; o presidente da Ecodata, Donizete Tokarski; entre outros.
O Seminário e a participação da ANA
Os participantes do evento poderão participar de mesas redondas sobre temas diversos acerca da bacia do Alto Tocantins. Nesta sexta-feira (18/05), às 9h, na continuação deste tema, a mediadora será Eldis Camargo, procuradora da Agência.
Em 18/05, às 11h, o superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA, João Gilberto Lotufo, será um dos expositores na mesa redonda “Planos, Programas e Projetos relacionados aos Recursos Hídricos da Bacia do Alto Tocantins”. Já o superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos, Rodrigo Flecha, às 14h, será expositor da mesa que fecha o evento: “Importância da Formação do Comitê da Bacia do Alto Tocantins”.
A bacia do Alto Tocantins
Situada principalmente no estado de Goiás, a bacia também corta o Norte do Distrito Federal e o Sul de Tocantins. Com uma área total de aproximadamente 123 mil km², a bacia do Alto Tocantins abrange 87 municípios.
(Assessoria de Comunicação ANA, 17/05/2007)