Como presidente interino da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Paulo Brum (PSDB) reuniu-se com representantes do Movimento Plantando Desenvolvimento Sustentável, da região Sul do Estado, nesta quinta-feira (17/05). A comitiva, integrada por prefeitos, deputados, vereadores, representantes de associações comerciais e industriais e sindicalistas veio solicitar o apoio do Legislativo gaúcho na definição de uma política pública para a atividade florestal que garanta a geração de trabalho e renda.
A principal proposta do Movimento é, através de audiências públicas, discutir e organizar parcerias entre o governo estadual e os municípios, estabelecendo que os grandes projetos de investimentos sejam conduzidos pelo sistema de gestão ambiental do Estado. E que os projetos de médio e pequeno porte possam ser licenciados pelas prefeituras.
Ao mesmo tempo, os participantes defendem o estímulo a novos investimentos nas atividades que compõem a cadeia produtiva de base florestal. Enquanto a proposta de zoneamento ambiental para a silvicultura e atividades agrícolas estiver sendo formulada, a base legal para orientar essa iniciativas deve ser o Código Florestal Brasileiro e as leis ambientais existentes.
O deputado Paulo Brum considera fundamental que a sociedade possa discutir as políticas públicas para implantação de novos empreendimentos, "garantindo trabalho a todos que dependem desse setor e a preservação dos recursos naturais". Também estiveram presentes os deputados estaduais Adroaldo Loureiro (PDT), José Sperotto (DEM), Nélson Härter (PMDB), Paulo Azeredo (PDT) e Pedro Pereira (PSDB), além do deputado federal Busato (PTB) e o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziukolski.
O deputado Adilson Troca (PSDB) afirmou que o Estado está avançando nos licenciamentos e que uma solução permanente para o setor esteja próxima.
Segundo Troca, o governo estadual sabe da importância econômica e social que a implantação da silvicultura trará para a sociedade, em especial para a Metade Sul que mais carece de investimentos. "A governadora está se empenhando para resolver a questão. Com seriedade e responsabilidade vamos conseguir garantir que desenvolvimento e meio-ambiente avancem juntos e de mãos dadas”, ressaltou.
(Por Antonio Cândido e Rodrigo Wenzel, Agência de Notícias AL-RS, 17/05/2007)