Em manifestação na Assembléia nesta quinta-feira (17/05), o deputado Nelson Härter (PMDB) anunciou uma série de atividades que ocorrerão na tarde da próxima segunda-feira (21/05) na Região Sul do Estado, “como forma de alertar e esclarecer a sociedade sobre a demora na liberação para o plantio de eucalipto por parte da Fepam”. Na manhã desta quinta-feira (17/05), Härter, presidente da Comissão de Economia do Legislativo, participou do ato em frente ao Piratini, que mobilizou cerca de quatro mil pessoas entre trabalhadores e setores da indústria, protestando contra a demora na liberação de licenciamentos ambientais no Rio Grande do Sul.
O parlamentar afirmou que a questão da silvicultura, “infelizmente, está sendo tratada através de portarias e resoluções”. Härter reiterou que o seu desejo é que ocorra o desenvolvimento sustentável no Estado e o cumprimento da legislação que regulamenta esta questão. O peemedebista afirmou que apesar de a governadora Yeda demonstrar boa vontade para a solução desses problemas ambientais, há desinteresse de alguns setores na questão da liberação das áreas para florestamento. O peemedebista alertou que se continuar a demora na emissão dos licenciamentos, o Estado vai perder investimentos. “Os mesmos que antes mandaram a Ford embora agora poderão ser responsabilizados pela saída de empresas cujos aportes financeiros respondem a cinco montadoras”, advertiu.
Härter vai liderar um ato durante a tarde em Pelotas, juntamente com representações de universidades, entidades ligadas ao meio ambiente e lideranças políticas e da comunidade, como forma de desmistificar afirmações sobre o plantio de exóticas. Vão ser visitadas três áreas de plantação de eucaliptos nos municípios de Capão do Leão e Cerrito. Na oportunidade, serão esclarecidas as questões ambientais referentes aos licenciamentos. “Esperamos que a nova direção da Fepam seja mais ágil na liberação das áreas a serem exploradas”, afirmou o peemedebista.
(Por Celso Bender, Agência de Notícias AL-RS, 15/05/2007)