O protesto promovido pelo movimento “Plantando Desenvolvimento Sustentável”, voltado à luta pela liberação das licenças ambientais para o plantio de florestas na Região Sul do Estado, realizado na manhã desta quinta-feira (17/05), em Porto Alegre, contou com a efetiva participação do deputado Nelson Härter (PMDB). O grupo também prioriza a viabilização dos investimentos, na região, a cargo das empresas Votorantim-Celulose e Papel, Aracruz e Stora Enso, cujo montante totalizaria R$ 10 bilhões e a geração de seis mil empregos diretos e 120 mil, indiretos.
O ato fixou-se na frente do Palácio Piratini , reunindo mais de quatro mil participantes, oriundos de várias localidades como Capão do Leão, Cerrito, Pedro Osório, Piratini, Guaíba, Barra do Ribeiro, Butiá, entre outras, numa demonstração de que a comunidade rio-grandense não quer perder os investimentos, por questões burocráticas, geradas pelo relatório de zoneamento ambiental, elaborado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), segundo analisa o deputado Härter, presidente da Comissão de Economia e Desenvolvimento, que lidera, desde o início da polêmica, a mobilização que busca resolver o impasse criado pelo documento, registrando importantes ações neste sentido.
Em seu pronunciamento, Härter reafirmou a necessidade de adoção urgente de medidas governamentais para, na prática, as liberações acontecerem, sob pena de ocorrem mais prejuízos, inviabilizando os investimentos e impedindo a continuidade dos já existentes, fato que se reflete no desemprego de expressivo número de trabalhadores, além de impedir maior arrecadação tributária aos cofres públicos e trancar o desenvolvimento sustentável. O grupo foi atendido pelo chefe da Casa Civil, Fernando Zacchia, que, no ato, representou a governadora Yeda Crusius, manifestando todo o empenho para resolver o problema. Dentro deste propósito, marcou reunião para sexta-feira (25/05), às 15h, no Palácio Piratini, com a governadora, acenando com a possibilidade de já possuir uma solução adequada.
Härter acredita que, na prática, o entrave continua, tendo em vista que, até o momento, não existiram determinações capazes de agilizar o processo. “É preciso ter firmeza na adoção de posturas mais diretas e eficazes, levando em consideração, também, os aspectos econômicos e sociais e seus reflexos, no presente e futuro da comunidade gaúcha”, declarou. Härter, ainda, elogiou o importante papel do movimento Plantando Desenvolvimento Sustentável, composto pela Força Sindical; sindicatos de trabalhadores da extração de madeira e em indústrias de celulose; vereadores e prefeitos de municípios da Região Sul do Estado; e, associações comerciais e industriais.
Atividades
As várias atividades que promoverá , na próxima segunda-feira (21/05), na Região Sul do Estado, foram divulgadas por Nelson Härter, em sua manifestação na Assembléia, na tarde desta quinta-feira (17/05), classificando as ações como meio de alertar e esclarecer a sociedade sobre a demora nas liberações para o plantio de eucaliptos, por parte da Fepam. Segundo constatou, a temática da silvicultura “infelizmente, está sendo tratada através de portarias e resoluções”. Também reafirmou sua determinação de que o desenvolvimento sustentável no Estado seja realizado, com base no cumprimento da legislação que regulamenta esta questão.
Ainda, enfatizou que, apesar de a governadora Yeda demonstrar boa vontade para a solução desses problemas ambientais, há desinteresse de alguns setores, no aspecto da liberação das áreas para florestamento. Alertou que, se permanecer a demora , na emissão dos licenciamentos, o Estado vai perder investimentos. “Os mesmos que antes mandaram a Ford embora, agora poderão ser responsabilizados pela saída de empresas, cujos aportes financeiros correspondem a cinco montadoras”, denunciou.
Na segunda-feira (21/05), Härter coordenará ato, durante a tarde, em Pelotas, juntamente com representações de universidades; entidades ligadas ao meio-ambiente ; e lideranças políticas da comunidade; como forma de desmistificar afirmações sobre o plantio de exóticas. Serão visitadas três áreas de plantação de eucaliptos , nos municípios de Capão do Leão , Cerrito e Piratini. Na oportunidade, serão esclarecidas as questões ambientais referentes aos licenciamentos. “Esperamos que a nova direção da Fepam seja mais ágil na liberação das áreas a serem exploradas”, afirmou o peemedebista.
(Por Mara Braga, Agência de Notícias AL-RS, 17/05/2007)