“Uma obra não muito visível vai trazer grandes benefícios à população da zona leste de Porto Velho”. Assim definiu o secretário de Obras, Edson Silveira, o serviço de rebaixamento do Canal Tancredo Neves, que atravessa diversos bairros da região leste da Capital.
Por determinação do prefeito Roberto Sobrinho, uma máquina PC 150 trabalha desde a semana passada, retirando lixo e aumentando a profundidade do córrego em 1 metro e meio, para escoar com maior fluidez as águas pluviais dos bairros adjacentes. “Com isso, a água que antes ficava parada ou invadia as casas quando o canal transbordava, será escoada, pois agora haverá condições de receber um volume maior de água”, explicou o secretário.
O trabalho é feito pela própria Semob e vai auxiliar nas diversas obras de asfaltamento e drenagem feitas na região. “A Prefeitura vai dobrar a quantidade de ruas asfaltadas na zona leste”, salientou o secretário, ao ressaltar que o destino que é dado à água, é um fator primordial para a conservação do asfalto.
De acordo com Silveira, os bairros Lagoa, Lagoinha, JK, Tancredo Neves, Três Marias e Socialista serão beneficiados diretamente pelo serviço. “Quando a gente aumenta a capacidade do canal, damos aos moradores mais segurança na época das chuva”, explicou o secretário, que destacou o valor gasto na obra: “Se fôssemos licitar para uma empresa fazer o serviço, a estimativa é de que gastaríamos pelo menos R$ 1 milhão, quando feita pelos nossos servidores, não pagaremos mais que R$ 100 mil pela obra”, afirmou.
(
Diário da Amazônia, 17/05/2007)