Os biocombustíveis vão provocar uma nova revolução na África, disse nesta quarta-feira (16/05), em Brasília, o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, após assinar vários acordos de cooperação com o Brasil, entre eles o de capacitação técnica e transferência de tecnologia em biocombustíveis.
"Vamos lançar a produção de biocombustíveis em toda a África, que dispõe de terra, água e sol para ser o grande fornecedor de biocarburante no futuro", destacou o senegalês. De acordo com o chefe de Estado senegalês, que lidera também a Associação dos Países Africanos Não Produtores de Petróleo ("Opep Verde") e representa a Nova Parceria para o Desenvolvimento Africano (Nepad), o continente possui imensa matéria-prima para a produção de biocombustíveis.
Wade disse que as plantas silvestres na região do Sahel, que abriga, entre outros países, o Senegal, Burkina Faso, Mali e Níger, estão entre as melhores para a produção de biodiesel e passarão agora a ser cultivadas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, sob a liderança do Senegal, o Brasil pretende levar a tecnologia dos biocombustíveis para os demais integrantes da chamada "Opep Verde", que reúne 18 países. Os dois presidentes defenderam também uma reforma abrangente das Nações Unidas.
Lula agradeceu o apoio do Senegal em favor da presença permanente do Brasil no Conselho de Segurança da ONU ampliado e Wade ressaltou que a África é o único continente não representado naquele conselho. Além da cooperação na área de biocombustíveis, os dois países assinaram um acordo sobre serviços aéreos e outros na área agrícola que prevêem melhoria da produtividade da horticultura, da suinocultura e do setor leiteiro, e o combate ao gafanhoto no Senegal.
"Descobrindo o Brasil"
O presidente do Senegal propôs também que o Brasil participe como "parceiro essencial" do 3º Festival Mundial das Artes Negras, marcado para fevereiro de 2009. Wade reforçou o convite para que o presidente Lula volte à África e disse que "os africanos estão começando descobrir o Brasil". Segundo o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Lula deverá voltar à África em outubro.
(Lusa, 16/05/2007)