Uma segunda reunião realizada na Secretaria Municipal de Comunicação, na tarde desta terça-feira (15/5), projetou a programação da Semana do Meio Ambiente em Gravataí, que acontecerá entre os dias 2 e 6 de junho. Representantes de secretarias, fundações e assessorias municipais estiveram na sala de reuniões da Secom para tratar do assunto. A programação está sujeita a alterações.
As atividades acontecerão em diversas regiões do município para que o maior número de pessoas participem. A semana inicia no sábado, dia 2, com o projeto Ginástica na Praça, na Praça Cohab B, localizada na parada 72. Em seguida, haverá passeio ciclístico da comunidade escolar da Escola Estadual Carlos Bina, partindo da instituição de ensino (parada 94) até a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA), no Parque dos Anjos.
Discussões
Debates sobre licenciamento e aproveitamento de recursos naturais estarão presentes através de palestra na Acigra e exibições do documentário “Uma Verdade Inconveniente”, do ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore no Cine-teatro Municipal, dia 4.
Atividades
Durante a semana ocorrerão atividades de conscientização desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Entre elas, a coleta seletiva de lixo em torno das escolas municipais, caminhada ecológica com distribuição de material informativo sobre a dengue e o Rio Gravataí e distribuição e plantio de mudas dirigidas aos alunos para a arborização dos pátios das escolas.
Também estão previstas uma apresentação do projeto Arte na Praça, realizada pela Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fundarc) e a instalação da Tenda Ecológica na Praça Borges de Medeiros, no Centro, nos dias 4, 5 e 6, durante todo o dia.
Fórum da Agenda 21
O ponto alto da Semana do Meio Ambiente é a instituição do Fórum da Agenda 21, dia 5, que será presidido pelo prefeito Sérgio Stasinski, com assinatura do decreto nomeando os componentes do fórum. No mesmo dia, será inaugurada a Sala Verde Itacolomi, espaço temático na sede da FMMA para consulta de informações e formações sobre questões ambientais.
(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Gravataí, 16/05/2007)