O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP), recebeu na manhã desta quarta-feira (16/05) a visita do presidente da Sulgás, Artur Lorentz. Durante o encontro, o empresário alemão Klaus Zeler, que participou da audiência, apresentou a Antunes esboço do projeto para produção de bioenergia a partir da utilização de lixo doméstico. O projeto prevê ainda a produção de adubo orgânico.
A tecnologia alemã terá financiamento do Ministério do Desenvolvimento daquele país para viabilizar o projeto. O objetivo é firmar parcerias com prefeituras de municípios de pequeno e médio porte que atualmente não dispõem de local para depositar os entulhos. "Muitas prefeituras pagam para que o lixo produzido em seus municípios seja transportado para bem longe e esta e uma oportunidade para utilizar de forma racional os dejetos", explicou Lorentz.
Para Frederico Antunes, trata-se de uma oportunidade para desenvolver projetos consorciados em municípios que sediarão usinas de biodiesel. "A parceria entre as prefeituras e as indústrias seria benéfica para ambos, pois a produção deste tipo de adubo orgânico poderia ser utilizado na plantação de oleaginosas", explicou Frederico Antunes, acrescentando que culturas como colza, canola e mamona poderiam ser beneficiadas.
O presidente da Assembléia Legislativa sugeriu a apresentação do projeto à Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Casa, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP). "Trata-se de um fórum privilegiado para debater o tema, reunindo ainda a Emater e a Secretaria da Agricultura e Agronegócio para viabilizar o projeto", afirmou Antunes.
(Por Gilberto Jasper, Agência de Notícias AL-RS, 16/05/2007)