A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) realiza na próxima quinta-feira (17/5), às 19 horas, no salão paroquial do Bairro Rio Vermelho, a audiência pública para tratar da criação do Parque Estadual do Rio Vermelho. Essa consulta à população segue a legislação do Sistema Estadual de Unidades de Conservação.
De acordo com o presidente da Fatma, Carlos Leomar Kreuz, no próximo dia 22 de maio o governador Luiz Henrique assinará o decreto autorizando a reordenação do parque, que hoje é administrado pela Cidasc e partir desta passará para a Fundação do Meio Ambiente(Fatma).
Na audiência pública a comunidade terá a oportunidade de conhecer todo o projeto da nova unidade de conservação, bem como o projeto de recuperação da área, que hoje é ocupada por uma floresta de pinus.
Com a futura criação da Unidade de Conservação, informa Kreuz, o local terá como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais, possibilitando a realização de pesquisas científicas. “Mas, nada impede que tenhamos visitação pública com o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental e de recreação em contato com a natureza, além do turismo ecológico”, salienta.
No Parque Florestal de Rio Vermelho, já existe um Pelotão da Polícia Militar Ambiental. Para o futuro se prevê implantação da sede administrativa, centro de visitantes e trilhas interpretativas.
(
A Notícia, 15/05/2007)