Cerca de 600 jovens, alunos das redes particular e pública do Rio Grande do Sul, reúnem-se amanhã (16/5), no Colégio LaSalle, em Canoas, para debater Juventude e Ecologia - Quem foi que disse que isso não é sério?, tema do IV Fórum Vida Urgente. O evento visa a tornar os jovens formadores e multiplicadores de cidadania, por meio de ações práticas como as da Fundação Thiago Gonzaga e Parceiros Voluntários. O secretário municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre, Beto Moesch, é um dos palestrantes do evento, que é realizado em parceria do Núcleo Vida Urgente La Salle em parceria com a Fundação Thiago Gonzaga e Parceiros Voluntários, com apoio solidário da Refap - Alberto Pasqualini, Canoas Shopping, Modular Transportes, entre outros.
Os assuntos que estarão em debate pela manhã são o desastre ambiental no Rio dos Sinos, o Aquecimento Global, a participação do jovem na ecologia, e a valorização da vida. Depois, ainda pela manhã, os estudantes assistirão ao show do Movimento Cultural Canta Brasil. Na parte da tarde acontecem 18 oficinas com temáticas ambientais como teatro, arte com sucata, papel reciclado, jornalismo, Hip Hop, entre outras. Na segunda mesa-temática, três alunos relatarão a experiência vivida no passeio de barco pelo Rio dos Sinos. Os adolescentes ainda discutirão os temas do IV Fórum e devem elaborar uma carta com as resoluções do evento.
Escolas municipais, estaduais e particulares de Porto Alegre, Canoas, Carazinho, Sapucaia, São Leopoldo, Esteio estão entre as participantes.
(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, 15/05/2007)