O ex-vice-presidente dos Estados Unidos e idealizador e narrador do documentário Uma Verdade Inconveniente, Al Gore, poderá vir ao Senado falar sobre o aquecimento global. Requerimento com essa finalidade, de iniciativa da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), foi aprovado nesta terça-feira (15) pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).
Serys lembrou que Al Gore vem estudando com profundidade o assunto, o que torna sua presença muito importante para o debate no Senado. A senadora sugeriu que a audiência fosse marcada para julho, quando, segundo ela, o ex-vice-presidente deverá estar no Brasil.
Uma vez que o tema é de interesse de várias comissões e subcomissões do Senado, a audiência poderá ser realizada de forma conjunta, conforme sugestão do senador Sibá Machado (PT-AC). Na opinião da senadora Fátima Cleide (PT-RO), o evento deverá ser realizado no Plenário da Casa.
A CMA também aprovou outro requerimento apresentado por Serys com a finalidade de discutir instrumentos de combate ao aquecimento global. Para esta audiência, a senadora sugeriu que sejam convidados o gerente-executivo de responsabilidade socioambiental do Banco do Brasil, Antônio Sérgio Riede; a diretora de relações com funcionários e responsabilidade socioambiental do Banco do Brasil, Izabela Campos Alcântara; o professor da Universidade Federal de Tocantins e representante do Programa Batata-Doce: Bioenergia na Agricultura Familiar, Márcio Antônio da Silveira; e a coordenadora do Programa Nova Geral de Nova Iguaçu (RJ), Adriana Felipeto.
Lixo
Ao iniciar a reunião, o presidente da CMA, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), informou que esteve recentemente no Estados Unidos, onde visitou a Waste Export - mostra internacional para tratamento de resíduos sólidos, que aconteceu de 7 a 10 deste mês, na cidade de Atlanta -, bem como duas fábricas de transformação de lixo sólido em energia elétrica.
O senador lembrou que o lixo tem sido um sério problema para as administrações municipais em todo o mundo e disse que vai apresentar aos senadores da comissão as novas tecnologias de que tomou conhecimento durante a viagem e que podem contribuir para solucionar o problema no Brasil.
(Por Iara Borges, Agência Senado, 15/05/2007)
Iara Borges