Especialistas do Conselho de Cooperação do Golfo Pérsico (CCG) e da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) estudam atualmente o custo e o tempo necessário para o desenvolvimento de um programa nuclear para uso pacífico.
O secretário-geral do CCG, Abdel-Rahman al-Attiyah, citado pela imprensa árabe do Golfo, disse que representantes das duas partes se reunirão no dia 20 para fixar um calendário de implementação do plano. "O calendário determinará as datas e os períodos para a realização de um programa nuclear conjunto dos seis países do CCG", disse Attiyah. A organização, criada em 1981, é integrada pela Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Catar, Barein e Omã.
Um estudo sobre o custo e o tempo necessários para o plano "será elaborado durante os próximos meses" e apresentado aos chefes de Estado do CCG durante a cúpula de dezembro, em Mascate, capital de Omã. Uma primeira reunião entre especialistas da aliança política e econômica árabe e a AIEA aconteceu em fevereiro, em Viena, lembrou Attiyah. Ele reafirmou que o CCG vai cumprir os princípios do Tratado de Não-Proliferação de armas nucleares (TNP) e cooperar com o órgão internacional.
O diretor da AIEA, Mohamad ElBaradei, tinha apoiado a idéia de um programa atômico pacífico do CCG, durante a sua visita de abril de 2006 a Riad. Ele ressaltou a importância de que os Estados da região adotem medidas para garantir "o máximo nível de segurança" de suas instalações.
(EFE, 14/05/2007)