Os produtores pilotos que testaram as novas variedades do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) - Irga 423 e Irga 424 - estão otimistas. Desde 2002, a entidade não lançava cultivares.
Entre as características observadas, está a resistência às doenças e pragas, a qualidade do grão e o potencial produtivo adequado ao manejo para boa produtividade. Produtores de Uruguaiana serão os responsáveis pela distribuição para todo o Estado das novas sementes.
Conforme o agrônomo do Irga no município Gustavo Hernandes, é uma grande responsabilidade. Ele explica que a Irga 423 tem como destaque a sua precocidade, o que favorece a economia de água:
- A maior produtividade nos ensaios de rendimento foi registrada em Uruguaiana - de 11 mil quilos por hectare. A qualidade de grão é similar à Irga 417, marca top da lavoura gaúcha.
A Irga 424, nas pesquisas, apresentou tolerância ao frio, melhor potencial produtivo e qualidade de grão do que outras cultivares. Nos ensaios de rendimento, a variedade atingiu 12,5 mil quilo por hectare.
O técnico agrícola Valério Lovato, responsável pela manutenção das lavouras de uma propriedade que acolheu os testes das duas novas variedades, diz estar entusiasmado com a produtividade das variedades, preferencialmente a 424:
- Certamente quando entrar no mercado, meu patrão deverá adquirir. Tivemos ótimos resultados.
(Por Marina Lopes, Zero Hora, 15/05/2007)