A governadora do Estado, Yeda Crusius, anunciou no início da noite desta segunda-feira (14/5) os novos secretários do Meio Ambiente e de Obras. O procurador do Ministério Público Carlos Otaviano Brenner assume a pasta de Ambiente. O cargo vinha sendo ocupado por Carlos Breda, que assumiu interinamente a secretária com a saída de Vera Callegaro, no início de maio.
Para a Secretaria de Obras, foi escolhido o ex-deputado Coffy Rodrigues. A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) também terá um novo comando. A presidência do órgão ficará com a ex-secretária interina de Segurança Ana Pellini. As nomeações serão publicadas no Diário Oficial de terça-feira.
Otaviano Brenner é procurador do Ministério Público Estadual há 27 anos e atualmente atuava na 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça e compôs a lista tríplice recentemente encaminhada a Yeda para a escolha do procurador-geral da Justiça do Rio Grande do Sul. Brenner também é ex-presidente da Associação do Ministério Público.
Nos últimos dias, Brenner acertou com a governadora a indicação do secretário adjunto do Meio Ambiente. O novo substituto será o promotor de Justiça Francisco Luiz da Rocha Simões Pires.
- Buscarei o equilíbrio entre a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico que viabiliza a sobrevivência da sociedade. Espero que o trabalho seja facilitado pela colaboração dos servidores.
A escolha de Otaviano Brenner agrada aos empresários do ramo de celulose e reduz o nível de tensão na Secretaria do Desenvolvimento, onde a preocupação é a ameaça de perda de investimentos.
(ClicRBS e Zero Hora, 15/05/2007)