Uma comitiva com autoridades, agricultores e representantes indígenas do Norte gaúcho esteve reunida com o Chefe da Casa Civildo Estado do Rio Grande do Sul, Fernando Záchia, e o deputado estadual Jerônimo Goergen (PP) no Palácio Piratini, nesta segunda-feira (14/05). Na última semana, Jerônimo havia agendado a audiência para que se avance na indenização e reassentamento de cerca de 300 agricultores familiares que vivem em quatro mil hectares de uma reserva indígena que abrange os municípios de Ronda Alta, Três Palmeiras e Engenho Velho.
Durante as rodadas de reuniões na Casa Civil e na Secretaria da Agricultura – que desde o início do novo governo assumiu também o antigo gabinete de Reforma Agrária –, foi definido o encontro em Ronda Alta, nesta terça-feira (15/05), com Mateus Bandeira, diretor do Departamento da Despesa Pública Estadual da Secretaria da Fazenda. Os índios querem a desapropriação de quatro mil hectares da área da Serrinha, onde vivem mais de 300 famílias de agricultores familiares. A área, que tem um total de 11,9 mil hectares, é considerada reserva indígena pela Funai. Das famílias de produtores, 80 querem ser indenizadas, o que vem ocorrendo em parte desde o ano passado. No entanto, para apenas 40 famílias o Estado deve liberar R$ 3,2 milhões, mas os recursos não estão sendo disponibilizados desde setembro. Outra parte dos agricultores, cerca de 180, optou pelo reassentamento através de um imóvel rural que deveria já ter sido comprado pelo governo estadual, na cidade de Quatro Irmãos, na região de Erechim. O valor do terreno de 664 hectares, que abrigaria apenas 45 famílias, está em torno de R$ 6 milhões.
Para o deputado estadual Jerônimo Goergen (PP), “é importante que esse impasse seja resolvido, até por que nos últimos dias os índios estão bloqueando a RS-324, no Norte gaúcho, como protesto pelo atraso na desapropriação. A reunião de amanhã será vital para que seja definido um cronograma de pagamento e indenização dos produtores que deverão deixar a reserva indígena”.
(Por Jimmy Azevedo, Agência de Notícias AL-RS, 14/05/2007