O Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara (Ecocâmara) participou da Feira do Empreendedor de Brasília, realizada de 9 de maio até a última sexta-feira (11/05). As pessoas que visitaram o estande do núcleo receberam informações sobre suas atividades, como a gestão adequada da rede de água e esgotos e o tratamento correto do lixo da Câmara.
Também foi divulgado o convênio feito com a Cooperativa de Catadores de Papel (Cortrap), que atua no Distrito Federal. Já as crianças puderam aprender com a personagem Ecologilda, que deu dicas sobre a separação dos materiais recicláveis.
A Feira do Empreendedor deste ano foi realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Foi a primeira vez que houve participação de órgãos governamentais na feira.
Além da exposição, foram promovidas palestras, oficinas e rodadas de negócios. Todo o material coletado durante o evento foi doado às cooperativas de catadores de papel.
Visibilidade
Segundo o coordenador do Ecocâmara, Rômulo Lima, a feira proporcionou visibilidade aos trabalhos do Ecocâmara. "O pessoal está conhecendo o outro lado da Câmara, que não é o legislativo - é o lado interno, o lado da administração", destacou.
Ele disse ter ficado satisfeito com os resultados do evento, e acredita que a ações que respeitam o meio ambiente podem ser economicamente viáveis. "O que a gente achou importante é o interesse que os negócios ambientais têm despertado no público", afirmou. Em sua opinião, isso pode alertar empresários e outras pessoas para o fato de que cuidar do meio ambiente pode ser um bom negócio.
O Ecocâmara foi criado em 2003 para tornar as atividades internas da Casa conscientes da questão ambiental. Para tanto, foram implementadas ações como a coleta seletiva do lixo, a educação ambiental dos funcionários e a manutenção dos jardins sem o uso de agrotóxicos.
(Agência Câmara, 11/05/2007)