O restabelecimento da segurança no Iraque, as atividades nucleares iranianas e o plano de paz árabe para o Oriente Médio foram o centro da visita do vice-presidente dos EUA, Dick Cheney, no sábado (12/05) à Arábia Saudita.
Vindo dos Emirados Árabes Unidos, Cheney aterrisou em Tabuk, no norte da Arábia Saudita, e foi recebido pelo príncipe Sultan bin Abdul Aziz. O vice-presidente deve se reunir com o rei Abdullah bin Abdul Aziz. Cheney deve visitar também Jordânia e Egito.
Os quatro países formam o chamado "Quarteto Árabe'"e o papel deles é considerado importante para o restabelecimento da segurança no Iraque, onde Cheney iniciou sua viagem, na última terça-feira (08/05).
Na Arábia Saudita, Cheney quer reforçar os laços que unem os EUA e o país árabe desde a Guerra do Golfo, em 1991. Pretende ainda ratificar acordos petroleiros e voltar à sintonia perdida com a crise iraquiana.
No final de março, na cúpula da Liga Árabe em Riad, o rei Abdullah criticou os EUA. Ele fez referência à "ilegítima ocupação estrangeira" do Iraque e também acusou "forças internacionais" de tentar impor o futuro do Oriente Médio.
(Folha online, com informações da EFE, 12/05/2007)