Al Gore, que já foi vice-presidente dos Estados Unidos, anunciou no sábado(12/05) que o Rio de Janeiro será uma das oito cidades a abrigar o evento Live Earth no dia 7 de julho. Gore visita a cidade, que será a única da América Latina a participar da iniciativa mundial. Shows do Live Earth vão ocorrer em todos os continentes. Os espetáculos têm como objetivo chamar a atenção do mundo sobre o problema do aquecimento global.
"Estou aqui para convidar todos os brasileiros que se interessam pelo ambiente para o espetáculo gratuito e ao ar livre que ofereceremos na praia de Copacabana", disse Gore em entrevista coletiva no Rio de Janeiro.
O Live Earth vai começar com apresentações em Sydney, na Austrália, seguidas de shows nas seguintes cidades: Tóquio (Japão), Xangai (China), Johanesburgo (África do Sul), Londres (Reino Unido), Hamburgo (Alemanha), Nova Jersey (EUA) e Rio de Janeiro.
"Será o maior espetáculo para televisão no mundo, todo com cerca de 2 bilhões de espectadores", afirmou Gore. Atualmente, ele promove o filme que produziu e o livro que escreveu sobre o aquecimento global. As produções levam o título "Uma Verdade Inconveniente". No Brasil, o livro é publicado pela editora Manole.
Gore disse que o show no Rio de Janeiro será o único da série gratuito e ao ar livre. Ele acrescentou que espera a presença de cerca de 1 milhão de pessoas em Copacabana. No ano passado, a praia recebeu 1,5 milhão de pessoas para o show dos Rolling Stones.
O Live Earth é uma iniciativa de Kevin Wail, o mesmo produtor executivo da série de shows Live 8, promovida em solidariedade a países da África.
Os organizadores não divulgaram os nomes dos artistas que vão tocar. Eles disseram que estão ainda em negociações com muitas possíveis atrações. O anúncio do show no Rio de Janeiro teve a presença de Xuxa, que declarou ter se juntado à causa.
(Folha online, com informações da EFE, 12/05/2007)