Pelo menos cinco pessoas morreram, 105 ficaram feridas e 2 mil foram removidas após uma explosão numa indústria química na província de Hebei, no norte da China, próxima a Pequim, informou neste sábado (12/05) a agência estatal "Xinhua". Entre os feridos, 18 se encontram hospitalizados, 14 deles em estado grave. Os outros apresentam ferimentos leves. A explosão ocorreu na sexta-feira à tarde, numa oficina da Cangzhou Dahua TDI Co. Ltd., segundo informou a agência de segurança no trabalho.
"Os muros de 80% das casas vizinhas ficaram incrustados de estilhaços de um ou dois centímetros de diâmetro. Alguns dos moradores foram feridos quando as suas janelas se quebraram, mas nenhuma casa caiu", explicou Zhao Guoqing, funcionário local. "Parecia que havia flocos de neve no ar. Depois soube que era espuma industrial da explosão", descreveu Zhao.
A fábrica é um dos principais produtores de TDI (toluenodissocianato de metila) da China. O produto químico é usado na produção de poliuretano. As autoridades locais estão investigando as causas do acidente.
(Agência Estado online, 12/05/2007)