Os bombeiros não conseguem controlar o fogo que ameaça a ilha de Santa Catalina, na Califórnia, Estados Unidos. Centenas de moradores tiveram de fugir da região em navios e barcas. No entanto, a natureza deu nesta sexta-feira (11/05) os primeiros sinais de esperança para a ilha, uma das mais populares de Los Angeles, localizada a cerca de 40 quilômetros do litoral de Long Beach e de San Pedro.
Um porta-voz do Departamento de Bombeiros informou que o clima está ajudando na batalha contra as chamas, já que foram registradas queda nas temperaturas, e uma névoa levou um pouco de umidade à ilha. O fogo teve início às 12h30min de quinta-feira (17h30min em Brasília), e se espalhou rapidamente, avançando em direção à principal região da ilha, a cidade de Avalon.
Até o momento, o fogo arrasou 1.620 hectares de terreno. Apesar da extensão dos estragos, os danos até agora afetam apenas 10 estruturas, incluindo um centro comercial.
No entanto, a proximidade do fogo com Avalon gerou preocupação com o futuro do povoado, já que as casas são pequenas e muito próximas, o que facilitaria a ação do fogo.
Diante do risco, as autoridades declararam a evacuação da ilha durante a madrugada, e cerca de 3 mil pessoas foram transportadas às praias californianas por uma frota de navios e barcas. Quem permaneceu na ilha se refugiou na praia, depois que cortes de água e de luz começaram a ser feitos.
O Corpo de Bombeiros também recebeu ajuda de efetivos do Exército deslocados do campo da base militar de Pendleton. O Departamento de Bombeiros declarou que, por enquanto, apenas entre 8% e 10% do incêndio está sob controle, mas que acredita em uma mudança favorável, com a ajuda da natureza.
Com cerca de 3,2 mil moradores e 10 mil veranistas, a ilha de Santa Catalina é um dos destinos mais populares do sul da Califórnia durante as férias. Trata-se do segundo incêndio de grandes proporções que atinge o sul da Califórnia na mesma semana. No parque Griffith, no coração de Los Angeles, as chamas arrasaram mais de 324 hectares de terreno no centro da cidade.
(ClicRBS, com informações da Agência EFE, 11/05/2007)