Conscientização ambiental é o tema do espetáculo O lixão, que o grupo Passárgada, de São Paulo, apresenta hoje, com entrada franca, às 10h e 15h30min, no encerramento das atividades do Projeto Ecoviver no bairro Castelo Branco, em Rio Grande. A partir das 16h integrantes do Grupo Tholl vão interagir com as crianças e participar das oficinas desenvolvidas pelo projeto de educação ambiental. Na seqüência das atrações, o grupo de hip hop Mentes Sem Limite, formado por jovens do bairro Castelo Branco mostra a arte da periferia.
Em Rio Grande o projeto atingiu cerca de quatro mil crianças e sete escolas. “Nosso balanço é positivo já que tivemos uma grande receptividade das crianças, demonstrando vontade de aprender, buscando viabilizar alternativas criativas para preservar o meio ambiente” avalia o supervisor de equipe do Ecoviver, Sidnei Magalhães. Um belo exemplo dessa consciência foi a formação da Associação dos Catadores de Lixo que participam das atividades do Ecoviver e na segunda-feira assistem a uma palestra com a coordenadora pedagógica do Ecoviver, Leandra Tillmann. O grupo é capacitado através da metodologia do projeto e formando assim uma cooperativa de trabalho.
A escola é um dos principais espaços de difusão da informação e o professor um importante formador de opinião e agente de mudanças. Por isso na segunda fase do projeto, são realizados dois workshops e um fórum do poder público. O Fórum do Poder Público, acontece no dia 15 de junho, no auditório da Secretaria de Educação (SME), em Pelotas. No 16 de junho está marcado o primeiro Workshop, no Teatro Municipal de Rio Grande, onde especialistas em educação vão capacitar os professores na metodologia do projeto e indicando como desenvolver um trabalho interdisciplinar sobre o assunto. O Projeto Ecoviver é uma ação social de educação ambiental da Ecosul e Grupo EcoRodovias.
(Diário Popular, 11/05/2007)