Um folder elaborado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) deve estar chegando às casas dos consumidores nos próximos dias. Anexado à conta de água, o documento funcionará como uma espécie de prestação de contas sobre a qualidade do líquido distribuído à população.
Exigência da portaria 518/2004 do Ministério da Saúde, o relatório foi feito com base em amostras de água coletadas diariamente e a cada três e seis meses em 320 pontos espalhados pela cidade, como escolas, hospitais, pontos de alta e baixa pressão. De acordo com a engenheira química Fernanda Ballardim Spiandorello, responsável pelas estações de tratamento de água do Samae, foram analisados itens como turbidez (verifica a transparência, se o líquido está turvo), cor, quantidade de cloro, flúor e presença de coliformes (bactérias), entre outros. Neste último quesito, por exemplo, 95% das 3.749 amostras coletadas durante todo o ano não detectaram impurezas.
- No geral, podemos dizer que o produto está muito bom - afirma Fernanda.
As primeiras residências a receber o relatório são aquelas com vencimento no próximo dia 15. No total, o Samae deverá distribuir 140 mil folderes - número suficiente para atender as cerca de 136,2 mil economias (casas, apartamentos...) atendidos pela autarquia em Caxias.
A engenheira química explica ainda que para este ano a meta é manter a qualidade, ampliando e modernizando a forma de dosagem dos produtos químicos adicionados ao líquido bruto para purificação. Pelo menos 60 pessoas trabalham no tratamento e controle de qualidade da água servida em Caxias, segundo o Samae.
(Jornal Pioneiro, 11/05/2007)