A Secretaria do Ambiente informou, nesta quarta-feira (09/05), que inicia nas próximas semanas uma verdadeira guerra contra os grupos que soltam balões. Também haverá uma campanha de conscientização direcionada aos jovens que integram esses grupos.
Como forma de impedir a soltura de balões, a delegacia vem realizando constantemente escutas telefônicas e monitoramento de páginas da Internet e comunidades de relacionamento, como Orkut e MSN, para identificar os grupos de baloeiros. As ações serão em parceria com a Delegacia de Proteção Ambiental.
- A campanha vai usar uma linguagem jovem, como 'soltar balão é a maior queimação'. É assim que a rapaziada fala: 'maior queimação'. Queremos mostrar que isso não é uma coisa lúdica, bonita. Cinqüenta balões destroem em dois meses o trabalho dos mutirões de reflorestamento, disse o secretário de Ambiente, Carlos Minc.
Ontem (10/05), numa operação conjunta da secretaria e fiscais da delegacia, foi interditada a pedreira Pó, Granitos e Mármores Ltda., que operava ilegalmente junto à reserva ambiental Gericinó-Medanha, em Nova Iguaçu. Segundo Minc, a documentação da empresa estava vencida e a pedreira operava de maneira irregular. Se condenados, os proprietários da pedreira poderão cumprir pena de até quatro anos e ser obrigados a reflorestar e reconstituir toda a área degradada.
(
JB online, 09/05/2007)