O município de São José do Vale do Rio Preto, interior do Rio de Janeiro, colhe 9 mil toneladas de caquis por ano. A fruta é rica em vitaminas, cálcio, ferro e proteínas.
De uma cultura incipiente que começou da década de 40, a cidade ostenta hoje o título da maior produtora do Estado e lidera o ranking em todo o País no segmento orgânico.
A aposta neste tipo de produção começou há cerca de 10 anos, quando foi fundada a Associação dos Produtores Orgânicos do Vale do Rio Preto. Para estruturar o novo segmento, eles procuraram a ajuda do Sebrae no Rio de Janeiro, que contribuiu com planejamento estratégico, marketing, acesso a mercado e conceito de associativismo.
Como resultado deste trabalho, os produtores de caqui de São José do Vale do Rio Preto conquistaram reconhecimento das certificadoras Associação dos Produtores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (Abio) e Ecocert Brasil, e assim ganharam acesso ao mercado internacional.
Para promover a fruta, a cidade criou a Festa do Caqui. Em sua segunda edição, realizada em abril, foram convidados chefs renomados para mostrar as potencialidades de uso da fruta.
(
Agência JB, 10/05/2007)