Os tufões e inundações que a cada verão arrasam a China, há séculos, serão este ano os piores da última década, devido à mudança climática, alertou a Administração Meteorológica da China. “A situação é urgente. As temperaturas na maior parte das áreas serão mais altas este ano. O número de tufões deve ser maior que o do ano passado”, afirmou Zheng Guoguang, diretor do órgão, durante uma reunião de trabalho sobre previsões meteorológicas.
Fortes chuvas afetarão o curso médio do rio Yang Tsé, no centro e sul da China, assim como a região autônoma da Mongólia Interior, no norte do país. Segundo Zheng, a mudança climática global é a principal causa das probabilidades de mais desastres naturais este verão. O Yang Tsé, rio mais longo da Ásia, corre o risco de sofrer inundações de grandes dimensões, assim como o rio Amarelo, que passa pelo centro da Mongólia Interior.
O subdiretor do centro, Xu Xiaofeng, declarou ao jornal China Daily que já houve graves danos no noroeste, norte e centro da China no mês passado, quando aconteceu uma repentina queda de temperaturas. “Estamos na expectativa de emitir advertências sobre potenciais desastres climáticos”, disse Xu. O satélite meteorológico FY-2 enviará a partir de 1º de junho fotos sobre as mudanças climáticas a cada 15 minutos. O intervalo atual é de meia hora.
(Agência Efe, 11/05/2007)