Bombeiros e membros da Guarda Nacional dos Estados Unidos deram prosseguimento, nesta quinta, ao combate a cerca de 220 incêndios florestais que atingem mais de 40 mil hectares na Flórida. O governador do Estado, Charlie Crist, visitou as áreas mais atingidas e recomendou que os habitantes da Flórida sejam muito cautelosos. “O fogo muda rapidamente (de direção) e por isto se deve estar atento às indicações dadas pelas autoridades locais”, declarou.
Helicópteros provenientes da Geórgia e da Carolina do Sul se juntaram aos bombeiros e às agências do governo do Estado na luta para sufocar o fogo. As autoridades emitiram ordens de evacuação em sete condados da Flórida e obrigaram o fechamento temporário de partes do caminho de Alligator, no condado de Collier, ao sul da Flórida, e de regiões ao oeste do condado de Miami-Dade e de Broward.
Boa parte da incômoda fumaça que há no sul da Flórida é fruto dos focos de fogo detectados no condado de Collier, embora também se tenham sentido os efeitos da tempestade subtropical "Andrea", cujos ventos secos favoreceram o deslocamento da fumaça para o sul do estado. No total, 52 dos 67 condados da Flórida são atingidos pelos incêndios.
(Agência Efe, 11/05/2007)