O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, telefonou nesta quinta-feira (10/05) para o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para conversar sobre a próxima conferência do G-8 na Alemanha, a rodada de Doha e os biocombustíveis, informou o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow.
"O presidente Bush ligou para Lula pela manhã, antes da conferência do G8", que acontecerá de 6 a 8 de junho em Heiligendamm (norte da Alemanha), e contará com a presença de representantes de cinco países emergentes, entre eles Brasil e México, declarou o porta-voz.
A conferência dos oito países mais ricos tentará elaborar uma estratégia de luta contra o aquecimento global. Lula disse em fevereiro que iria à Alemanha para dizer aos países ricos que eles não podem seguir "contaminando o planeta".
Bush e Lula "evocaram a situação das negociações na rodada de Doha", acrescentou Snow, pouco tempo depois de seu presidente ter se comprometido numa declaração a "trabalhar energicamente" para encerrar as negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC).
O presidente americano, que recebeu o colega brasileiro no fim de março na residência de Camp David, também compartilhou com Lula "do prazer de constatar a crescente cooperação entre Estados Unidos e o Brasil, inclusive no setor dos biocombustíveis", disse Snow, sem dar mais detalhes.
(
Tribuna do Norte PR, 10/05/2007)