O Papa Bento XVI pediu nesta quinta-feira (10/05) aos milhares de jovens reunidos no estádio do Pacaembu, em São Paulo, que assumam um maior compromisso na conservação da natureza e na defesa da selva amazônica.
"O Senhor nos pede, ou melhor, exige que abramos nossos corações para que neles caibam sempre (...) mais compreensão por nossos semelhantes e pelos problemas que envolvem não apenas a convivência humana, mas também a efetiva preservação e conservação da natureza, da qual todos fazem parte", disse o Pontífice.
"A devastação ambiental da Amazônia e as ameaças à dignidade humana de suas populações exigem um maior compromisso nos mais diversos espaços de ação da sociedade".
A Igreja Católica tem uma presença ativa na Amazônia, na defesa dos indígenas e na preservação ambiental, e muitos de seus representantes vivem sob ameaça de morte.
A missionária americana Dorothy Stang foi assassinada em 2005 no Pará por pistoleiros supostamente contratados por fazendeiros ameaçados por sua ação em favor dos sem-terra e do desenvolvimento sustentável.
Dezenas de milhares de jovens, procedentes de 204 dioceses de Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Peru, Honduras e México, assistiram ao Encontro do Papa com a Juventude no Pacaembu.
(
Tribuna do Norte PR, 10/05/2007)