O secretário do Meio Ambiente, Beto Moesch, e a presidente da ong Núcleo Amigos da Terra, Maria Henriqueta Homrich, assinaram, na manhã de ontem (10/5), carta contrato para consultoria relativa ao Projeto Quartas Temáticas e à construção de uma Praça Ecológica. O ato de assinatura ocorreu no gabinete do secretário e contou com as presenças dos Conselheiros do Meio Ambiente, Franco Werlang e Paulo Wollf, da coordenadora executiva da ong, Kátia Vasconcellos, e de técnicos da Smam. “Esta parceria é um grande avanço na história do Fundo Municipal do Meio Ambiente, pois trata-se de um repasse para um organização não governamental com projeto de política ambiental aprovado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente”, frisou Moesch.
Pela carta contrato, a Amigos da Terra irá ampliar o projeto das Quartas Temáticas, realizado uma quarta-feira por mês, durante seis meses, prestando consultoria ao órgão ambiental municipal na definição dos temas a serem discutidos e palestrantes. Os locais e as datas dos encontros ainda serão definidos. “A ampliação desta atividade possibilitará que toda população se informe e se engaje na luta ambiental, como sempre planejamos”, destacou Henriqueta.
A assinatura também prevê a instalação de um protótipo de praça ecológica, a ser construído com materiais reciclados e priorizando iniciativas sustentáveis, como uso de energia solar e reutilização da água. O Núcleo Amigos da Terra receberá R$ 8 mil por cada projeto. “Abrir o Fundo do Meio Ambiente para projetos de organizações não governamentais é uma luta antiga do movimento ambientalista de Porto Alegre, por isso, esse momento representa uma grande vitória”, afirmou Kátia.
Núcleo Amigos da Terra
Constituído por profissionais e militantes reunidos em torno de projetos, o Núcleo Amigos da Terra participa da formulação e da implementação de políticas públicas voltadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento, através da atuação no Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam); Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema); Câmaras Técnicas do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama); Comissão Coordenadora do Plano de Ação Para Segurança Química (Copasq); entre outros.
Conselho Municipal do Meio Ambiente
O Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) é o órgão de participação direta da sociedade civil na administração pública municipal. Atuando em caráter consultivo e deliberativo, tem competência para propor e formular políticas municipais de meio ambiente e acompanhar sua execução. É constituído por 27 membros com mandatos renováveis a cada dois anos.
(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, 10/05/2007)